Siga nosso blog!

Segudores do Google +

Amigos do Facebook

--=

Pará Notícias

Um novo conceito

Hoje é o dia D para o PT

Podemos assim dizer: a volta de Jader Barbalho, presidente do peemedebe no estado do Pará, como timoneiro, depende exclusivamente do resultado das eleições, do 2º turno, em Belém. Se o 2º turno ficar nas mãos de José Priante – PMDB, a volta de Jader ao governo do estado está certa.

Essa semana Jader foi pessoalmente conversar com Cláudio Puty [PT-DS] na Casa Civil. O teor da conversa, segundo fontes do blog, girou em torno do apoio da governadora Ana Júlia a Duciomar Costa – PTB. A pressão durou pouco mais de 40 minutos.

Ana Júlia está preocupada com o resultado das urnas no estado. O PT conseguiu eleger 27 prefeitos, sendo 26 por coligação.

O PMDB elegeu 38 prefeitos. Todos por coligação. Essa semana a justiça decidiu dar ganho de causa a mais uma prefeitura do peemedebe. Agora Santarém Novo faz parte do grupo de Jader, que totalizou 39 municípios, faltando apenas Belém, que poderá entrar no cardápio hoje.

Um dos maiores colégios eleitorais ficou nas mãos do PT. Santarém, com Maria do Carmo [PT], que se reelegeu.

Atrás do PT vem o PR, que conseguiu eleger 16 prefeitos. Lembrando que o Partido da República foi o que mais cresceu nessas eleições. O PSDB vem logo atrás empatado com o PTB, 13 prefeitos. O Democrata ficou nanico. Conseguiu eleger somente 6 prefeitos.

Ana Júlia tem milhares de motivos para não deixar Priante vencer no 2º turno. Na realidade o PT só está no poder devido às mãos pesadas de Jader, caso contrário o PT jamais chegaria ao poder.

Aliás, outro que deve favores a Jader é Lula, que teve que beijar suas mãos na presença de uma multidão, em Belém, durante comício a reeleição a Presidência da República.

No contexto geral, Lula deve apoiar Jader em 2010 e deixar a ver navios Ana e suas facções.

O rompimento do namoro político de Jader já foi anunciado por ele mesmo durante entrevista ao blog [veja aqui].

Alianças para 2010

Não posso dizer que é utopia, mas o PMDB pode coligar em 2010 com o PR que elegeu 16 prefeitos. Somados com Priante, caso eleito, em Belém, são 40 prefeituras em todo o estado.

Para o PT só sobra coligar com PTB que elegeu 13 prefeitos, PRP 02, PRB 01 e o PSC, 01 prefeito. Totalizando 44 prefeituras.

Essa é a única fórmula para o PT vim à reeleição sem ajuda de Jader.

Mas não podemos esquecer que teremos três prováveis candidatos ao governo do estado, em 2010.

O PSDB pode coligar com o DEM. Os dois somam 22 prefeituras, e ainda podem coligar com o PPS, PP, PSB que juntos somam 31 prefeitos eleitos.

Então isso significa que as eleições em 2010 serão pulverizadas. Os três maiores partidos em busca do poder no estado: PMDB, PSDB e PT.


Fonte: Jornalismo Político

Autor: Jornalismo Político

0 comentários: