Siga nosso blog!

Segudores do Google +

Amigos do Facebook

--=

Pará Notícias

Um novo conceito

Recadastramento biométrico inicia no dia 15 de dezembro em Capanema

Por Paulo ZILDENE


Capanema, região nordeste do estado do Pará, será o único município do estado que irá adotar nas eleições de 2010, o voto através do sistema biométrico de identificação [sistema que reconhece o eleitor pelas impressões digitais]. O TSE – Tribunal Superior Eleitoral, selecionou 43 municípios brasileiros para realizar a eleição pela urna biométrica e a escolha de Capanema se deve a sua localização geográfica e ao trabalho de bastidores do prefeito Eslon Aguiar.

O anúncio foi feito, hoje [30], durante entrevista coletiva, na Câmara Municipal de Capanema, onde a juíza do cartório eleitoral, Aline Corrêa, o diretor do TRE-PA Francisco Valentim, o prefeito Eslon Aguiar – PR, o Secretario de Tecnologia da Informação [TI] do TRE-PA, Clayton Ataíde e membros do Ministério Público, explicaram com será feito o recadastramento biométrico em Capanema.

O recadastramento inicia no dia 15 de dezembro e termina no dia 25 de janeiro.

O horário proposto pelo TRE-PA para o recadastramento será de segunda a sábado das 8h às 18h. O local onde será realizado o recadastramento ainda não foi definido pelo Tribunal.

Segundo o diretor do TRE-PA, Francisco Valentim, não haverá prorrogação para o recadastramento.

“A principio não haverá prorrogação para o recadastramento e quem não o fizer ficará de fora nas próximas eleições além de ter seu titulo de eleitor cancelado”, disse Valentim.

Pausa

O recadastramento biométrico será interrompido somente no período das festas de fim de ano. Entre os dias 24 de dezembro a 04 de janeiro. Após as festividades de fim de ano, o TRE retorna as atividades.

Imprensa

A imprensa local terá grande participação no recadastramento biométrico para as próximas eleições.

Segundo o prefeito de Capanema, Eslon Aguiar – PR a divulgação nos meios de comunicação será imprescindível para que haja o maior número de recadastramento.

“É de extrema importância que as rádios, jornais, carros sons e outros meios de comunicações divulguem o recadastramento biométrico. Se atingirmos pelo menos 85% dos eleitores já será um grande trabalho”, destacou Eslon.


Transporte

Os candidatos para as próximas eleições, que assediarem os eleitores colocando a disposição transporte, com a desculpa de facilitar o recadastramento, terão grandes surpresas.

Segundo o diretor do TRE-PA, Francisco Valentim, o Tribunal disponibilizará ônibus para buscar e levar os eleitores para realizarem o recadastramento biométrico.

“O Tribunal vai disponibilizar um calendário fixo com horários e locais de saída dos ônibus que trarão os eleitores para realizarem o recadastramento biométrico. Vamos ficar atentos aos candidatos que tentarem dispor algum tipo de veículo para buscarem e levarem os leitores no período de recadastramento”, disse Valentim.


Fraude


O novo sistema biométrico de votação que será utilizado, em Capanema, nas próximas eleições será o mais moderno do mundo e não há possibilidade de fraude.

Segundo o Diretor de Tecnologia e Informação do Tribunal, Clayton Ataíde, todos os testes foram feitos e não houve nenhum tipo de erro.

“O TSE já utilizou em alguns municípios brasileiros o sistema de voto biométrico e não houve nenhum tipo de erro. O que pode acontecer é repedir a leitura das digitais, caso contrário não há como haver falhas”, disse Ataíde.

Em momentos de descontração, a Juíza do Cartório Eleitoral de Capanema, Aline Corrêa, disse que só haverá fraude se na hora de recadastrar o eleitor por biometria alguém levar um dedo de um morto para digitalizar.

O resultado não poderia ser outro. Risada geral na câmara municipal.

Questionado pelo Editor do Blog se o novo sistema biométrico cruza o endereço com outros cadastros, o diretor do Tribunal, Francisco Valentim foi enfático ao responder.

“Esse novo sistema de recadastramento cruzará, sim, os endereços, se houver um número grande de eleitores no mesmo endereço será fácil de detectar.


Voto de cabresto


A biométrica veio para facilitar não só a apuração dos votos, como dificultar ao máximo a fraude.

O município de Capanema é conhecidíssimo no cenário estadual por ter eleitores mortos aparecendo em período de eleição.

Além dessa particularidade que já não é novidade na cidade, os candidatos que transferiam eleitores de outras cidades para votarem em Capanema terão dificuldades de se recadastrarem.

Segundo fontes do Jornalismo Político, nas eleições em cédulas de votação em Papel, era comum aparecerem centenas delas fora do local de votação em branco e voltando já preenchida com o nome do candidato marcado.

“Era muito comum alguns candidatos na época do voto em cédula de papel trazendo para o candidato um em branco e outro sendo entregue já marcado o voto naquele candidato, mas quando entrou à urna eletrônica esse candidato não voltou mais”, ressaltou.


Voluntário


O TRE contará com participação de voluntários para realizar o recadastramento biométrico em Capanema. Mas, prevendo que partidos políticos influenciem essas pessoas, algumas regras já foram criadas.

Segundo Francisco Valentim não poderá participar do recadastramento, voluntários filiados a partidos políticos.

“Nós não permitiremos que voluntários que sejam filiados a partidos políticos trabalhem no recadastramento biométrico”, disse Valentim.


Cartilha


O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará vai disponibilizar aos eleitores de Capanema cartilhas explicativas sobre a importância do recadastramento biométrico.

“O TRE vai disponibilizar uma cartilha explicativa sobre a importância do recadastramento biométrico e as penalidades, caso o eleitor não a faça. E uma delas é justamente não poder participar de concurso público, além de ter o título de eleitor cancelado.”, disse a Juíza Aline Corrêa.


Eslon não é candidato

Respondendo a altura ao ex-prefeito de Capanema, Chico Neto – PMDB que solicitou a palavra para dizer que em Capanema muitos eleitores votavam duas vezes, Eslon Aguiar aproveitou para dizer que os partidos políticos não atrapalhem o processo de recadastramento.

“Espero que questões partidárias não atrapalhem o processo de recadastramento biométrico. E digo ainda que não sou candidato a nada em 2010”, alfinetou Eslon.

Antes do encerramento da coletiva com a imprensa, o prefeito Eslon Aguiar disse que trabalhar em parceria com o TRE será um grande desafio para o município.

“Capanema foi à única cidade escolhida do estado do Pará para realizar o recadastramento biométrico. Será um grande desafio, mas vamos superar. Capanema precisava fazer essa mudança no processo eleitoral, e precisamos de todos os meios de comunicação para nos ajudar”, finalizou Eslon.


Partidos políticos

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará vai reunir com todos os partidos políticos de Capanema, amanhã [1/12] na câmara municipal, a partir das 14h.

A imprensa, também, foi convidada a participar.

Segundo a juíza Aline Corrêa, se houver necessidade de explicar algum tipo de mudança no calendário do recadastramento biométrico, a imprensa local será avisada ou será feito através de mídia em Belém.

Documentos

Para fazer o recadastramento os eleitores devem levar um documento com foto e comprovante de residência.

17 comentários:

Anônimo disse...

Finalmente vão enterrar de vez os eleitores mortos que votam todas as eleições em Capanema.

Anônimo disse...

Demorou, mas chegou a salvação pra Capanema!

Anônimo disse...

Era uma vez um eleitor fantasma em Capanema. kkkkkk!

Anônimo disse...

Porque será que escolheram Capanema como exemplo para a biometria?

Anônimo disse...

Porque será que escolheram Capanema como exemplo para a biometria?

Anônimo disse...

Acredito, Jornalista, que o número de eleitores, algo em torno de 45 mil caia para 40 mil. Pode apostar!

Anônimo disse...

Aposto outro de dedo do Lula que muitos vereadores ficariam de fora dessa eleição que passou. Aposto!

Anônimo disse...

Só a tecnologia para acabar com a sacanagem que ronda a séculos por Capanema.

Anônimo disse...

Moralidade e limpeza nas próximas eleições, em Capanema.

Ufs, demorô!

Anônimo disse...

O Brasil precisava mesmo moralizar o voto e os eleitores, a quantidade de fantasmas era gigantesco.
Parabéns, TSE e TRE-PA por essa projeto tão sonhador que hoje é realidade.

Márcio Santos Almeida

Anônimo disse...

Moralidade ou não, o que teremos no país é eleições justas.

Anônimo disse...

O prefeito ta todo prosa saindo na mídia a custo zero.

Raimundo Santos - PR

Anônimo disse...

Será que Galego vence as próximas eleições com a urna biométrica?

Anônimo disse...

Acabou a maracutária em Capanema, finalmente, por isso que a PF e o TRE escolheram Capanema, por ser terra sem lei.

Anderson Santos

Anônimo disse...

Parabéns pela conquista, prefeito!

Anônimo disse...

Merecido trabalho junto ao TRE, Eslon, Capanema ganha com essa sua parceria.

Anônimo disse...

Como é que o Eslon ia pedir esse modelo de votação se os funcionários do posto de Castanhal votam todos em Capanema.

Prefeito, vê se trabalha e minta menos!